Adeus, Axezismo!

10/02/2009 at 18:13

Do Diário Oficial do Estado da Bahia, de hoje:

Licitação – Pela primeira vez, foram licitados quatro trios elétricos que vão ampliar a participação do folião pipoca na festa, incorporando a diversidade musical baiana por meio de gêneros e ritmos musicais, como o samba-de-roda, o rock, o reggae, o ijexá, a percussão dos blocos afros, a guitarra baiana e a música eletrônica.

A escolha das atrações, que farão 20 desfiles em seis dias, foi feita por intermédio de curadoria e de seleção pública. Segundo Meireles, o Conselho Municipal do Carnaval garante que os trios licitados terão um bom lugar na fila dos desfiles, saindo em horários de grande visibilidade – das 12 a 00h, nos dois circuitos da folia, o Dodô (Barra-Ondina) e Osmar (Campo Grande).

O carro-chefe da programação será o trio Novos Baianos 40 anos, que reunirá outra vez quatro (Paulinho Boca de Cantor, Baby do Brasil, Pepeu Gomes e Galvão) dos cinco baianos pós-tropicalistas que fizeram uma verdadeira revolução musical, misturando o rock e o samba. O trio sairá nos circuitos Dodô e Osmar.

Samba e rock – Já o Trio do Samba, comandado por Edil Pacheco, Nelson Rufino e Valmir Lima e o Trio do Recôncavo, com Mariene de Castro, Roberto Mendes e Raimundo Sodré, sairá no circuito Osmar. O Trio do Recôncavo desfilará em dois circuitos e vai contar com a participação de grupos populares de samba-de-roda.

O trio Rock Nova Tendências trará, pela primeira vez, para o circuito oficial, o Retrofolia, O Baile de Carnaval dos Retrofoguetes (grifo nosso, ver comentário abaixo) que, além do repertório de surfmusic e rockabilly, executará uma seleção especial composta por marchinhas clássicas e sucessos do Trio Elétrico Armandinho Dodô e Osmar.

Homenagem – Já a axé music será homenageada com o trio Anos 80, comandado pelos pioneiros do ritmo, como Sarajane, Ademar e Banda Furta Cor e Márcia Short. Outros dois trios instrumentais vão unir guitarras e percussão.

(…)

Seleção pública – As oito atrações selecionadas, entre 90 projetos inscritos, serão divulgadas amanhã. “É a primeira vez que temos um programa claro de apoio ao Carnaval do folião pipoca e que visa a renovação artístico-musical da festa”, afirmou o secretário Meireles.

Comentário: Eu falei que o Retrofolia, no ano de 2008, foi um marco na retomada pós-axezísistica, não falei?! Eu estava lá: eu vi! eu vivi! Eu ouvi Morotó tocando, em rock, frevo elétrico, e mandando igualmente calarem-se os rockeiros ranhetas e os axezeiros dementes. E foi lindo!