Premiação do 9º Concurso de Literatura da Fundação Cultural de Canoas – RS
Este que batuca neste Baile ganhou o primeiro lugar na categoria Crônicas do Prêmio Literário da Fundação Cultural de Canoas, Rio Grande do Sul, esse ano.
Prêmio: 100 (cem) volumes da coletânea com premiados e menções honrosas, a ser lançada.
E eu vos pergunto: que porra que vou fazer com 100(cem) volumes de um livro coletânea? Virar mascate ambulante caxeiro viajante e ficar consignando a preço de merreca estes alfarrábios em livrarias & sebos pra ver se vende – e provavelmente nunca serão vendidos?
Tenho de tomar vergonha na cara e só participar, doravante, de prêmio pecuniário.
Desagravo a parte, isto diz respeito a este blog. Nunca levei primeiro colocado em prêmio literário, e nunca levei prêmio em categoria Crônica. Levava sempre menção honrosa, ou terceira e segunda colocação, em Poesia e Contos.
Ora, blog é o lugar da crônica moderna – é a crônica em formato Web2.0: colaborativa, aberta, e de autoralidade difusa. Mas crônica ainda. Embora O Sebo de Alexandria tenha sido escrito aos meus 19 anos, e sem pensá-lo para qualquer formato Web – aliás, a Web2.0 nem existia ainda!; o conteúdo da rede ainda era receptivo, e não colaborativo – embora este fato, seu conteúdo, suas formas, são, digamos, vistas de hoje, uma inflexão Web2.0 a respeito da tradição bibliofílica e palimpséstica.
Nem peçam pra eu postar aqui a crônica. Não vou. Quem quiser que compre o livro. Afinal, terei que me desfazer de 100 (cem!) exemplares, e eu não tenho tantos amigos (& inimigos) assim…
Pingback: Artefatos Vitorianos Para Uso das Cidades – I | O Último Baile dos Guermantes
Pingback: Semeando Livros | O Último Baile dos Guermantes
Pingback: A Maçã na Cabeceira – I | O Último Baile dos Guermantes