Festival Nacional de Teatro Infantil de Feira de Santana
Começou na última segunda-feira, com atividades de manhã, de tarde e de noite e vai até domingo próximo – de peças a oficinas, tanto com e para crianças como com e para adultos.
Não é de hoje que Feira de Santana, essa sempre menosprezada cidade na bordinha do Recôncavo com o Agreste bahiano, faz teatro infantil do bom! Há 5 anos assisti uma montagem de Maria Minhoca, texto clássico de Maria Clara Machado, por um grupo de lá. É um texto naturalista, stanislavskyano – mas a montagem foi toda em clown, com cenário exiguamente funcionalista (na verdade, uma simples escada de carpinteiro). Brilhante!
Tal montagem foi da Cia Cuca de Teatro, que está a frente do projeto, que tem o apoio da SECULT de Márcio Meirelles. Aqui, cabe uma nota: Feira de Santana é o último reduto do carlismo. Mas lá, a direita encasquetou que ia fazer de Feira a “Vitória da Conquista do PFL”. Conquista é governada pelo PT a 20 anos e tem os melhores indicadores de assistência social e saúde pública do planeta. Acho ótimo que Feira esteja gerando uma direita responsável – uma direita de verdade é tudo de que o Brasil precisa para sair da barbárie feudal.
Com isso, quero mostrar o quão apartidária (Márcio nunca pertenceu a nenhuma sigla eleitoral nem nunca foi político) a política cultural do estado, no governo atual, é; e o quanto ela prioriza, sim, o interior (mesmo que seja, por vezes, através da capital).
Aqui, a programação completa do festival, bem como a programação de mostras cênicas. Ingressos sempre a, no máximo, R$6,00 a inteira.
One Comment